Objetivos: Esta formação tem como principais objetivos proporcionar ferramentas que permitam:
- Reconhecer a existência de um problema visual de visão binocular não estrábico.
- Construir programa de terapia visual adequado a um problema específico de disfunções acomodativas e heterofóricas.
- Conhecer e saber executar as técnicas mais adequadas de terapia visual para este tipo de disfunções.
- Avaliar os progressos do paciente.
- Indicar as alterações no programa necessárias ao sucesso da terapia.
O curso tem uma componente teórica onde são abordados os conceitos necessários para a avaliação e diagnóstico correto assim como o tratamento deste tipo de disfunções dando-se principal relevo à terapia visual. A componente teórica será complementada com uma componente prática sobre os exames visuais adequados ao diagnóstico deste tipo de condições assim como das técnicas de terapia visual mais adequadas ao seu tratamento. Serão apresentados e discutidos vários casos práticos.
+ info: aqui.
PSIQUIATRIA EM MEDICINA GERAL:
ficha técnica
- Língua de instrução Português
- Área científica Biologia, Física, Geologia, Química e Matemática
- ECTS 4 créditos
- Semanas 8 semanas
- Início 26 de setembro
- Final 25 de novembro
- Candidatura até 28 de agosto
- Vagas 75
- Inscrição 250€
As doenças psiquiátricas afetam pelo menos 25% dos portugueses, representando uma causa significativa de morbilidade, anos de vida saudável perdidos e anos de vida perdidos. Os custos diretos e indiretos das doenças mentais ascendem a vários milhões de euros comprometendo uma percentagem significativa do PIB nacional. Na prática clínica, os médicos são quotidianamente confrontados com doentes com patologias mentais o que torna o seu diagnóstico e gestão um passo decisivo na melhoria dos indicadores de saúde nacionais e dos cuidados de saúde prestados.
Destinatários: Médicos com formação ao nível do ensino superior, independentemente do país onde foram formados e/ou onde exercem medicina.
Objetivos:
Tratando-se de uma área clínica com reconhecidas especificidades na relação médico-doente e de um domínio científico em permanente reformulação, a formação dos médicos não psiquiatras em Psiquiatria requer atualização permanente. Respondendo à anunciada redução do tempo de formação pós-graduada em Psiquiatria no âmbito da especialidade de Medicina Geral e Familiar, o Curso de Formação Especializada que agora se apresenta responderá a essa necessidade e complementará essa formação.:
- Proporcionar um conhecimento aprofundado acerca da Psiquiatria, das doenças psiquiátricas, dos diferentes métodos de tratamento e das estratégias de prevenção e monitorização da saúde mental no contexto dos Cuidados de Saúde Primários.
- Reconhecer as especificidades da doença psiquiátrica e da consulta com o doente psiquiátrico;
- Conhecer a semiologia dos sintomas psiquiátricos e psicológicos;
- Conhecer os diferentes grupos e estabelecer o diagnóstico diferencial das doenças psiquiátricas (Perturbações do Humor, Perturbações de Ansiedade, Perturbações Psicóticas, Perturbações do Espectro Obsessivo, Perturbações Aditivas, Perturbações Demenciais e Perturbações da Personalidade);
- Aplicar a orientação terapêutica e referenciação clínica das diferentes patologias;
- Conhecer e aplicar intervenções de prevenção da doença psiquiátrica e promoção da saúde mental.